You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Loading...

17 a 19 de outubro de 2024

aprmfc@aprmfc.org.br

Mensagem da Organização


Entre os dias 17 e 19 de outubro de 2024 acontecerá o VIII Congresso Sul-Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, um momento especial para nós, da Atenção Primária à Saúde, que buscamos sempre reinventar nossa prática e garantir uma medicina de excelência para as pessoas e comunidades que atendemos.

O tema "Cuidando da pessoa, da família e do planeta" carrega consigo a essência da Medicina de Família e Comunidade e é um convite para que possamos sempre refletir sobre nossa forma de cuidar e, com o devido rigor científico, agregar inovações e tecnologias, sem nunca nos esquecermos da interdependência entre a saúde dos sistemas naturais do planeta e a saúde das pessoas que atendemos.

Na perspectiva de que a sustentabilidade se faz também por meio da equidade, o VIII CSBMFC oferece isenção no valor de inscrição para acadêmicos que se encontram no ensino superior por meio das ações afirmativas cotas e ProUni.

Como prática comum dos eventos da MFC, a programação é construída de forma conjunta, levando em consideração as sugestões de sócios e sócias da SBMFC que serão avaliadas pela comissão organizadora. A comissão organizadora está trabalhando com a dedicação necessária para prestigiarmos um evento de qualidade técnico científica, pautado pela responsabilidade social que temos como especialistas em Medicina de Família e Comunidade. 

Aguardamos você! Coloque na sua agenda!

 

Mensagem da Comissão de Sustentabilidade

 

O VIII Congresso Sul Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, que acontecerá em Maringá-PR, entre 17 e 19 de outubro de 2024, tem como lema "Cuidando da pessoa, da família e do planeta". O lema foi escolhido para dar maior visibilidade à saúde planetária, temática que tem necessitado cada vez mais a atenção de todos, diante da crise climática que o Brasil e o planeta tem enfrentado nos últimos anos, desencadeada principalmente desde o início da revolução industrial. Mais especificamente, nos últimos meses o Brasil vem passando por problemas que afetam muitas populações, como a seca na Amazônia, as enchentes no Rio Grande do Sul e os focos de incêndio em várias regiões do país, que geram diversos problemas de saúde como migrações forçadas, sofrimento mental, piora das condições respiratórias, doenças de pele, entre outros. Entendemos que todos esses eventos estão associados ao aquecimento global e às mudanças potencialmente irreversíveis que o ser humano tem feito no planeta em prol de mais consumismo.
Nesse sentido, no VIII Congresso Sul Brasileiro de MFC, temos refletido sobre quais atitudes podemos tomar para ter um congresso mais sustentável, com menor produção de lixo e mais consciência sócio-ambiental.
Elencamos abaixo algumas medidas que tomamos:

- Formação de uma Comissão de Sustentabilidade, para decidir juntos como tornar o congresso mais sustentável
- Contratação de uma empresa que atua na gestão sustentável para cálculo de impacto e ações de compensação de carbono
- Priorização por contratação de empresas de fornecedores locais, que utilizem produtos locais
- Priorização de atividades culturais e científicas que conectem seus conceitos com saúde planetária
* Inscrições gratuitas para estudantes de ações afirmativas
- Priorização, dentro do possível, por igualdade de gênero e raça nos funcionários do espaço
- Alimentação com opções veganas e vegetarianas
- Diminuição de produtos descartáveis no espaço de alimentação e durante evento
- Preferência pela disponibilização de materiais virtuais, para evitar a confecção de banners que seriam utilizados apenas uma vez e após, descartados
- Descarte adequado do lixo
- Energia proveniente de fontes renováveis
- Fornecimento de copos individuais, para reduzir a necessidade do uso dos copos descartáveis. Os ecocopos contratados são produzidos a partir de fibra de arroz, material livre de plástico
- Fornecimento de ecobags produzidas a partir de tecido de garrafa pet, que além de reciclar, também emprega pessoas vulnerabilizadas
- Opção por não confeccionar camisetas para a comissão organizadora e os fornecedores
- Não fornecimento de nenhum brinde adicional - como cadernetas ou canetas - para reduzir a produção de lixo

Essas foram algumas das ações tomadas. Entretanto, sabemos que muitas outras ações são necessárias no nosso dia a dia, para reduzirmos nosso impacto ambiental. Uma das questões que gerou boas reflexões na comissão organizadora foi, por exemplo, a possibilidade de não fornecer nenhum tipo de brindes - nem mesmo ecobags ou ecocopos - no intuito de reduzir drasticamente a produção de lixo. A sugestão seria que cada congressista trouxesse de casa sua própria bolsa ou copo para consumo próprio.
Pensando nos próximos congressos, gostaríamos de saber sua opinião: para você, o que você acha das ações que já temos feito no VIII CSBMFC? Quais ações você acredita que podem ser tomadas para os próximos congressos a fim de reduzir mais o consumo? O que você acha da não disponibilização de ecobags nos próximos? Fique à vontade para enviar sua opinião na caixinha abaixo.

Estamos muito felizes com a presença de todos vocês no VIII Congresso Sul Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, e desejamos um excelente evento à todos!

17 a 19 de outubro de 2024

Maringá/PR

 Centro Universitário Ingá - UNINGÁ

Atendimento ao inscrito

 aprmfc@aprmfc.org.br

Redes sociais