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17 a 19 de outubro de 2024

aprmfc@aprmfc.org.br

NORMAS E INSTRUÇÕES PARA ENVIO DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS
 

As propostas de Atividades Científicas poderão ser submetidas para apreciação e aprovação parcial a critério da Comissão Organizadora. As propostas poderão ou não incluir sugestão de palestrantes.

Somente os/as sócias adimplentes poderão submeter este tipo de proposta.

Os proponentes deverão informar o seu nome completo, telefone e e-mail. Caso o mesmo não se proponha a ser o coordenador ou participante da atividade, poderá informar nome, e-mail e telefone do coordenador sugerido para esta atividade.
 

CRONOGRAMA

Data limite para submissão: 15/07/2024
 

1) BASES PARA A APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS:

As propostas serão recebidas através do Formulário Eletrônico disponível no site do Congresso (FORMULÁRIOS-> Atividade Proposta) onde deverá ser especificado:

  • Nome da atividade
  • Tipo de atividade (curso, oficina, painel, etc.)
  • Responsável pela proposta Autor/a /es/as da proposta e seus dados
  • Breve descrição, incluindo: introdução, justificativa, objetivos, metodologia (máximo de 350 palavras)
  • Duração esperada, conforme descrito em cada atividade
  • Número mínimo de participantes necessário para que a proposta seja realizada, e número máximo com o qual a proposta pode funcionar (verificar normativa de acordo com a atividade a ser proposta)
  • Espaço e recursos necessários (tipo de sala, equipamento de projeção, áudio, conectividade, etc.)
  • Um mesmo proponente poderá apresentar no máximo 3 (três) propostas de atividades científicas considerando todos os eixos.
     

2) CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E PRIORIZAÇÃO DE PROSPOSTA:

  1. Qualidade da proposta
  2. Congruência com as diretrizes e eixos estratégicos do Congresso
  3. Congruência com as diretrizes metodológicas do Congresso
  4. Relevância
  5. Proposta inovadora
  6. Tema inovador
  7. Redação e clareza da proposta
     

3) NORMAS E REGRAS GERAIS

Uma vez que a proposta de Atividade Cientifica tenha sido apreciada e aprovada pela Comissão Organizadora, será verificado se houve sugestão ou não de palestrantes e se o autor/a da sugestão se colocou também para participar da atividade.

OBS: O interessado em enviar uma proposta de atividade científica deve fazer contato prévio, sem compromisso, com a(s) pessoa(s) sugerida(s) por ele, com a finalidade de avaliar o interesse e a disponibilidade dos possíveis convidados.

ATENÇÂO: a comissão científica pode aceitar parcialmente, sugerir alteração de nome(s), formatação ou não aceitar a atividade na íntegra.

Uma vez aceita a proposta, fará parte da programação oficial do congresso. O autor não deve ter conflito ético em relação à atividade proposta e deve contemplar palestrantes de conhecida e/ou reconhecida experiência técnica e/ou científica na área da atividade proposta.

As temáticas das ATIVIDADES CIENTIFICAS devem estar no âmbito dos TIPOS DE ATIVIDADE E DOS EIXOS CENTRAIS e respectivos sub-itens conforme explicitado abaixo.
 

4) TIPOS DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS

Poderão ser propostos 6 tipos de atividades e todas devem ser propostas considerando os eixos dos congressos, abaixo relacionados.

1) Mini-curso: O objetivo desta atividade é qualificar os inscritos em tema específico e relevante. O minicurso implica um compromisso teórico e formato didático-pedagógico definido. O proponente deverá especificar em sua proposta, o tema, a metodologia utilizada e os objetivos de aprendizagem, bem como as técnicas didático-pedagógicas e equipamentos necessários. A duração será de até 4 horas (podendo haver, excepcionalmente dois turnos de até 4 horas), admitindo no máximo dois ministrantes.

2) Oficina: O objetivo é comunicar e discutir experiências, num encontro de trocas, intercâmbios e ou vivências, que permitirão avançar no conhecimento sobre o tema proposto, e elaborar um produto/relatório como fruto da Oficina. Esta atividade deve ter um caráter mais focado na prática e pode ser apresentado por um ou mais oficineiros. A duração será de 2 ou 4 horas (podendo haver, excepcionalmente, dois turnos de até 4 horas). O resumo deverá apresentar o tema, justificativa, objetivos, técnicas didático-pedagógicas e materiais necessários, admitindo no máximo três oficineiros.

3) Mesa Redonda: Deve ter até três palestrantes e um/a coordenador/a. Deve constar de um tema geral e pode haver um tema específico que será tratado por cada apresentador/a. Visa o contato dos participantes com temas de grande valor no campo da Medicina de Família e Comunidade. Preferencialmente, os palestrantes deverão ser de duas ou mais diferentes instituições. Cada apresentador terá até 20 minutos para fazer sua apresentação. O tempo total da mesa redonda será de uma hora e meia, incluindo o tempo de participação e intervenção da plateia. O resumo deverá apresentar o tema, justificativa, objetivos, além do título sugerido da apresentação de cada participante.

4) Roda de conversa ou Conversatório: Trata-se de uma conversação grupal ou diálogo, em espaços abertos, do qual participam diferentes pessoas, agrupadas em círculo, trocando informações sobre alguma área específica, neste caso, compatível com os temas do congresso. Serão moderados por um ou dois profissionais. As propostas deverão conter tema, objetivos e principais pontos a serem abordados. A duração da roda será de uma hora até uma hora e meia e não haverá o fornecimento de equipamentos multimídia. O resumo deverá apresentar o tema, justificativa, objetivos e demais detalhes pertinentes.

5) Fórum: Reunião conduzida por um coordenador com participação de até mais dois (2) membros para discussão de assuntos de interesse, perante um público autorizado a intervir na discussão. O problema ou situação é analisado por meio de apresentações curtas nas quais são permitidas perguntas e discussão livre e onde o palestrante responde ao público, esclarecendo os pontos que possui. O resumo deverá apresentar o tema, justificativa, objetivos e demais detalhes pertinentes.

6) Conferência: Apresentação de um/a palestrante com reconhecida expertise no tema / temática. As conferências serão de, no máximo, 40 minutos. O resumo deverá apresentar o tema, justificativa, objetivos e demais detalhes pertinentes.
 

5) Eixos Temáticos:

Eixo 1: Cuidando da Pessoa

  1. Abordagem centrada na pessoa – método clínico centrado na pessoa
  2. Comunicação em saúde, relação médico-paciente, decisão compartilhada, entrevista motivacional
  3. Problemas de saúde mais prevalentes na APS, nas diferentes fases da vida
  4. Longitudinalidade, integralidade e coordenação do cuidado
  5. Atualizações clínicas, novos fármacos e medicina baseada em evidências
  6. Prevenção quaternária, medicalização da vida e desprescrição
  7. Rastreamento e check-up
  8. Abordagem de pessoas vulnerabilizadas (população em situação de rua, população negra, indígenas, quilombolas, população privada de liberdade, LGBTQIA+, mulheres e outras)
  9.  Impactos da violência na saúde
  10. Saúde mental, dor crônica e uso de substâncias psicoativas
  11. Mudança do estilo de vida
  12. Impactos do excesso de redes sociais na saúde mental
  13. Práticas integrativas e complementares
  14. Espiritualidade e saúde
  15. Sexualidade
  16. Outros
     

Eixo 2: Cuidando da Família

  1. Diferentes tipos de família
  2. Impacto da família no processo saúde-adoecimento
  3. Ferramentas de abordagem familiar
  4. Atenção domiciliar e cuidados paliativos
  5. Impactos da violência na família
  6. Abordagem de famílias vulnerabilizadas (população em situação de rua, população negra, indígenas, quilombolas, população privada de liberdade, LGBTQIA+, mulheres e outras)
  7. Mudança do estilo de vida em famílias
  8. Outros
     

Eixo 3: Cuidando da Comunidade

  1. Abordagem comunitária
  2. Territorialização
  3. Grupos na APS: experiências, desafios e perspectivas
  4. Educação popular em saúde: participação social, conselhos de saúde entre outros
  5. Cuidado comunitário em APS
  6. Outros
     

Eixo 4: Cuidando do Planeta

  1. Impactos das mudanças climáticas na saúde das pessoas, famílias, comunidades e diferentes populações
  2. Doenças emergentes
  3. Refugiados climáticos e impactos psicossociais das migrações forçadas pela destruição ambiental
  4. Enfrentamento a situações de desastres naturais e antrópicos
  5. Impactos do uso de agrotóxicos
  6. Desinformação em saúde
  7. Outros
     

Eixo 5: Formação e Pesquisa:

  1. MFC e APS na graduação e pós-graduação
  2. Residência médica
  3. Educação permanente em MFC e APS
  4. Educação à distância em MFC e APS
  5. Currículo baseado em competências
  6. Como pesquisar e se atualizar
  7. Metodologias de pesquisa e produção de conhecimento
  8. Outros
     

Eixo 6: Gestão, Tecnologias e Inovações em saúde:

  1. Gestão dos processos de trabalho
  2. Trabalho em equipe
  3. MFC na saúde suplementar
  4. Áreas de atuação na MFC
  5. Apoio matricial
  6. Valorização profissional, planos de cargos e salários, formas de contratação, pagamento por valor
  7. Telemedicina – legislação e uso na APS
  8. Ultrassonografia na APS
  9. Raciocínio clínico: humano versus inteligência artificial
  10. Autocuidado mediado pela tecnologia
  11. Meu paciente tem meu whatsapp
  12. Outros

17 a 19 de outubro de 2024

Maringá/PR

 Centro Universitário Ingá - UNINGÁ

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