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17 a 19 de outubro de 2024

aprmfc@aprmfc.org.br

Atenção: os trabalhos científicos aprovados já foram divulgados!
Confira o status do seu trabalho na área do inscrito.

 

Os trabalhos aprovados como pôster digital tem o prazo até 27/09/24 para inserir o template na plataforma.

Identidade visual do VIII CSBMFC

As comunicações orais serão apresentadas no formato de slides, com no máximo 10 minutos de apresentação para cada.

Logo será divulgada na programação científica o dia e horário da sua apresentação, fique atento!
 

INSTRUÇÕES PARA AJUSTE DO TRABALHO CIENTÍFICO (APROVADO COMO PÔSTER DIGITAL) NO TEMPLATE:

- Baixe o arquivo em anexo, que está no formato power point.

- Para Pesquisa quantitativa, Pesquisa qualitativa e Temas de revisão, o trabalho deve conter os seguintes subtítulos: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusões. Referências são facultativas, no máximo 5 (cinco), no estilo Vancouver.

- Para Relatos de Experiência o trabalho deve conter os seguintes subtítulos: Introdução, Objetivo, Descrição do Caso, Resultados e Conclusões. Referências são facultativas, no máximo 5 (cinco), no estilo Vancouver.

TEMPLATE APRESENTAÇÃO POSTER


Sugestões de formatação:

Título: LETRAS EM CAIXA ALTA, estilo Calibri (títulos), em negrito, tamanho 72, alinhamento justificado.

Autores: Apenas primeira letra em maiúscula, estilo Calibri (títulos), tamanho 66. Seguida do (e-mail entre parêntesis), estilo Calibri (títulos), tamanho 54, alinhamento à esquerda. 

Instituição: nome da instituição de todos os autores, por extenso com a sigla entre parêntesis. Somente inicial da afiliação institucional em letra maiúscula e substantivos próprios. Ex: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Estilo Calibri (títulos), tamanho 54, alinhamento à esquerda. 

Introdução, Objetivo, Metodologia ou Descrição do Caso, Resultados, Conclusões e Referências (opcionais) devem estar escritos no estilo Calibri (corpo), tamanho 60, alinhamento justificado.

Ilustrações no pôster podem ser feitas a critério dos autores (gráficos, figuras, quadros ou tabelas).

Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail aprmfc@aprmfc.org.br ou acesse o menu "Contato".

Observação: Todos os trabalhos aprovados pela Comissão Científica serão apresentados durante o VIII Congresso Sul-Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e receberão um Certificado de Apresentação de acordo com a modalidade (Oral ou Pôster). Entretanto, informamos que nem todos os trabalhos apresentados serão publicados nos Anais do Congresso, visto que a publicação pela Revista Interprofissional de Educação e Saúde seguirá critérios de dupla avaliação, realizada pela Comissão Científica e os editores da revista.
 

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Caso ainda não esteja cadastrado no evento, acesse o menu “INSCRIÇÕES”, no topo da página, e preencha o formulário. Cadastre um endereço de e-mail válido, pois toda a comunicação referente ao trabalho será realizada por meio deste e-mail.

O sistema informará que seus dados foram cadastrados com sucesso e exibirá um botão com o conteúdo "Clique Aqui" para acessar sua área restrita. Ao acessar a área restrita clique no menu “Meus Trabalhos” e siga as instruções.

Para as próximas conexões você não precisa efetuar novamente a inscrição, pois já está inserida no sistema. Neste caso forneça o login e senha, com os quais se cadastrou e acesse a área restrita.

É necessário efetivar o pagamento da inscrição no evento até a data limite de submissão de trabalhos para que seu trabalho seja avaliado.
 

CRONOGRAMA
 

Data limite para submissão: 15/08/2024
Data limite para submissão prorrogada até 01/09/2024

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS
 

Serão aceitos no máximo 06 (seis) autores por trabalho.

Os resumos deverão ser enviados de acordo com o tema central: "Cuidando da Pessoa, da Família e do Planeta" e segundo os principais eixos.

Eixos Temáticos:

Eixo 1: Cuidando da Pessoa

  1. Abordagem centrada na pessoa – método clínico centrado na pessoa
  2. Comunicação em saúde, relação médico-paciente, decisão compartilhada, entrevista motivacional
  3. Problemas de saúde mais prevalentes na APS, nas diferentes fases da vida
  4. Longitudinalidade, integralidade e coordenação do cuidado
  5. Atualizações clínicas, novos fármacos e medicina baseada em evidências
  6. Prevenção quaternária, medicalização da vida e desprescrição
  7. Rastreamento e check-up
  8. Abordagem de pessoas vulnerabilizadas (população em situação de rua, população negra, indígenas, quilombolas, população privada de liberdade, LGBTQIA+, mulheres e outras)
  9.  Impactos da violência na saúde
  10. Saúde mental, dor crônica e uso de substâncias psicoativas
  11. Mudança do estilo de vida
  12. Impactos do excesso de redes sociais na saúde mental
  13. Práticas integrativas e complementares
  14. Espiritualidade e saúde
  15. Sexualidade
  16. Outros
     

Eixo 2: Cuidando da Família

  1. Diferentes tipos de família
  2. Impacto da família no processo saúde-adoecimento
  3. Ferramentas de abordagem familiar
  4. Atenção domiciliar e cuidados paliativos
  5. Impactos da violência na família
  6. Abordagem de famílias vulnerabilizadas (população em situação de rua, população negra, indígenas, quilombolas, população privada de liberdade, LGBTQIA+, mulheres e outras)
  7. Mudança do estilo de vida em famílias
  8. Outros
     

Eixo 3: Cuidando da Comunidade

  1. Abordagem comunitária
  2. Territorialização
  3. Grupos na APS: experiências, desafios e perspectivas
  4. Educação popular em saúde: participação social, conselhos de saúde entre outros
  5. Cuidado comunitário em APS
  6. Outros
     

Eixo 4: Cuidando do Planeta

  1. Impactos das mudanças climáticas na saúde das pessoas, famílias, comunidades e diferentes populações
  2. Doenças emergentes
  3. Refugiados climáticos e impactos psicossociais das migrações forçadas pela destruição ambiental
  4. Enfrentamento a situações de desastres naturais e antrópicos
  5. Impactos do uso de agrotóxicos
  6. Desinformação em saúde
  7. Outros
     

Eixo 5: Formação e Pesquisa:

  1. MFC e APS na graduação e pós-graduação
  2. Residência médica
  3. Educação permanente em MFC e APS
  4. Educação à distância em MFC e APS
  5. Currículo baseado em competências
  6. Como pesquisar e se atualizar
  7. Metodologias de pesquisa e produção de conhecimento
  8. Outros
     

Eixo 6: Gestão, Tecnologias e Inovações em saúde:

  1. Gestão dos processos de trabalho
  2. Trabalho em equipe
  3. MFC na saúde suplementar
  4. Áreas de atuação na MFC
  5. Apoio matricial
  6. Valorização profissional, planos de cargos e salários, formas de contratação, pagamento por valor
  7. Telemedicina – legislação e uso na APS
  8. Ultrassonografia na APS
  9. Raciocínio clínico: humano versus inteligência artificial
  10. Autocuidado mediado pela tecnologia
  11. Meu paciente tem meu whatsapp
  12. Outros

O resumo não poderá conter gráficos, figuras, fotos e tabelas.
 

Somente serão avaliados os trabalhos enviados na seguinte formatação:

Título: Em letras maiúsculas e máximo de 15 palavras.

Autores: relacionar nome e sobrenome dos autores (no máximo 6 autores), sendo o do autor principal colocado em primeiro lugar, sem abreviaturas, sem titulação. Todos os autores devem seguir o mesmo padrão de apresentação. Ex: Maria de Souza, Paulo Henrique de Souza. Deverá ser apontado o apresentador;

E-mail: deve ser inserido o e-mail de todos os autores.

Instituição: nome da instituição de todos os autores, por extenso com a sigla entre parêntesis.  Somente inicial da afiliação institucional em letra maiúscula e substantivos próprios. Ex: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Corpo do resumo: máximo de 300 palavras.

O corpo do resumo para as formas de apresentação deverá conter:

Introdução

Objetivo

Metodologia ou descrição da experiência (contexto, principais etapas, o que se esperava)

Resultados

Conclusões ou hipóteses

Referências: são facultativas, no máximo 5 (cinco), no estilo Vancouver.

Serão aceitos no máximo 3 resumos de trabalhos submetidos por cada inscrito.

O apresentador do trabalho deverá ser um dos autores.

A aprovação dos resumos, assim como a forma, dia, hora e local de apresentação serão divulgados oportunamente.

Para acessar o certificado do trabalho aprovado o autor que submeter o resumo precisa ter efetuado o pagamento da inscrição e estar presente no evento.

Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado, com o nome de todos os autores. O certificado será disponibilizado na área restrita do autor que submeteu o trabalho, e este deverá repassar aos demais autores.

Ao submeter o resumo o autor deverá especificar se autoriza ou não a publicação dele nos Anais do 8° Congresso Sul Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade pela Revista Interprofissional de Educação e Saúde.
 

A forma de apresentação dos trabalhos (oral ou pôster) será sugerida pelo congressista, mas será definida pela comissão científica no momento da avaliação do resumo. Essa decisão será informada na divulgação dos resultados.

Os trabalhos científicos aceitos para envio poderão ser de 4 tipos:
 

Pesquisa quantitativa: são pesquisas que utilizam metodologia quantitativa no seu desenho.

Pesquisa qualitativa: são pesquisas que utilizam metodologia qualitativa no seu desenho.

Relatos de experiência: são trabalhos que relatam casos ou experiências os quais explorem um método ou problema por meio do exemplo.

Temas de revisão: são trabalhos que apresentam síntese atualizada do conhecimento disponível sobre matérias das ciências da saúde.
 

AVALIAÇÃO E ACEITE
 

A avaliação dos resumos enviados será realizada por uma comissão constituída para essa finalidade. Para tal avaliação serão levados em conta: (a) Redação e estrutura; (b) Originalidade; (c) Metodologia científica; (d) Resultados; (e) Impacto e relevância do trabalho.

     Obs: (c) e (d) não são aplicáveis aos relatos de experiência.
 

A comissão científica reserva-se o direito de não aceitar resumos que não contemplem os temas do Congresso ou que não apresentem aspectos relevantes dentro da temática ou não estejam de acordo com os critérios pré-estabelecidos.
 

Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail aprmfc@aprmfc.org.br ou acesse o menu "Contato".

Para enviar um trabalho, é necessário realizar sua inscrição.

 

17 a 19 de outubro de 2024

Maringá/PR

 Centro Universitário Ingá - UNINGÁ

Atendimento ao inscrito

 aprmfc@aprmfc.org.br

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